Psicoterapia On-line

A psicoterapia mediada por tecnologia da informação e comunicação é assegurada pela resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia. A Telepsicologia teve suas primeiras intervenções de caráter experiencial no Brasil no ano de 2000. Atualmente a psicoterapia on-line é baseada em evidências científicas e portanto o profissional tem liberação para realizá-la desde que esteja fundamentado no respeito ao Código de Ética do Psicólogo vigente no Brasil e recomendações internacionais sobre o atendimento psicológico on-line. E ainda, seja cadastrado e autorizado pelo CFP/CRP.

Atualmente realizo atendimentos on-line e presencial. O cliente pode optar por uma das duas formas, entretanto estarei avaliando se a pessoa pode fazer psicoterapia virtual em função do seu estado de saúde mental/emocional.

Plataforma Tecnológica

Utilizaremos preferencialmente a plataforma do Google/Meet ou Skype. Evitaremos o uso da chamada por vídeo do whatsapp para minimizar as possíveis interferências com as notificações. Entretanto, poderemos utilizá-lo em casos de necessidade.

Enviarei o link de acesso via whatsapp ou farei  a chamada via Skype, conforme o combinado.

Equipamentos Tecnológicos

Daremos prioridade para o uso de computadores, notebooks ou tablets, para evitarmos o inconveniente de sofrermos interferências de ligações e mensagens.

Será necessário uma internet estável com boa velocidade que suporte a videochamada.

Caso o sinal da internet esteja muito instável, temos a possibilidade de desligar a minha câmera para poder vê-lo e ouví-lo. 

Importante conferir a atualização do antivírus e demais atualizações para não iniciar no meio da sessão, e não esquecer de verificar a carga da bateria. 

Em caso de utilização do celular, preferencialmente utilizar um suporte para deixar estável nossa visualização e liberar as mãos para possíveis técnicas e conforto do corpo. 

Equipamentos Tecnológicos

Daremos prioridade para o uso de computadores, notebooks ou tablets, para evitarmos o inconveniente de sofrermos interferências de ligações e mensagens.

Será necessário uma internet estável com boa velocidade que suporte a videochamada.

Caso o sinal da internet esteja muito instável, temos a possibilidade de desligar a minha câmera para poder vê-lo e ouví-lo. 

Importante conferir a atualização do antivírus e demais atualizações para não iniciar no meio da sessão, e não esquecer de verificar a carga da bateria. 

Em caso de utilização do celular, preferencialmente utilizar um suporte para deixar estável nossa visualização e liberar as mãos para possíveis técnicas e conforto do corpo. 

Confidencialidade

Devido ao sigilo profissional a fim de proteger a intimidade da pessoa, o Conselho Federal de Psicologia proíbe tanto o psicólogo quanto o cliente de gravar as sessões.

Tanto o cliente como o psicoterapeuta deverão estar com fones de ouvido para auxiliar na garantia do sigilo e na proximidade, favorecendo a escuta qualificada e evitando ecos.

É de extrema necessidade estar em local seguro, silencioso e confortável. As portas e janelas deverão estar fechadas, impedindo interferências externas.

Duração da Sessão

Cada sessão tem duração de 50 minutos, tanto no atendimento virtual quanto presencial.

Ambiente

Para manter a qualidade e ética do atendimento precisamos cuidar do nosso espaço, do que vamos estar apresentando um para o outro, uma vez que estaremos adentrando em nossas casas, nos atendimentos virtuais. Precisamos nos esforçar para que os atendimentos sejam o mais próximo possível dos atendimentos presenciais, e assim mantermos a qualidade, a fluidez, a conexão, a confiança, a entrega, e para isso precisamos reduzir ao máximo as interferências. É necessário estar em lugar sigiloso, confortável, reduzindo as interferências tecnológicas, estar devidamente apresentável, com vestimenta e postura adequada como se estivéssemos em atendimento presencial. Caso tenha outras pessoas na casa, combinar para não ser interrompido e colocar uma música na sala ou deixar a TV ligada em outro ambiente. Deixar o local iluminado. Deixar à disposição tudo que possamos precisar, como água, lenço de papel, papéis, canetas, lápis coloridos para eventual técnica, evitando sair do espaço. Desligar celulares. Assim, manteremos o máximo possível nossa conexão e a qualidade do atendimento.

Pontualidade

Importante estar presente na plataforma combinada no horário agendado, igualmente ao atendimento presencial.  Avisar em caso de atrasos. Existe uma margem de 10 minutos entre os atendimentos para fazermos os ajustes necessários. 

Faltas

Faltas sem aviso prévio de 24 horas serão cobradas, assim como no atendimento presencial. Exceto em casos de gravidade. 

O valor será devolvido se a falta ocorrer por parte do psicólogo e caso o cliente não deseje remarcar a consulta diante do ocorrido.

Reposições

Tanto nos atendimentos presenciais, quanto virtuais, para a reposição é necessário avisar com 24 horas de antecedência do horário acordado. As reposições serão realizadas preferencialmente no mesmo mês. 

Em caso de problemas na internet que estão fora do nosso controle e nossa responsabilidade,  poderemos combinar novo horário para repor a sessão.

Nas datas dos feriados não serão realizados atendimentos, entretanto estaremos organizando a reposição dos mesmos sempre que possível.

Férias

Para organização do cliente informo que geralmente realizo minhas férias no mês de janeiro, e eventualmente, uma semana em julho. 

Honorário

Trabalho com o valor da sessão recomendado pelo Conselho Federal de Psicologia, que pode ser consultado a qualquer momento no site deste conselho profissional.

Os valores da psicoterapia mediada por tecnologia serão os mesmos da psicoterapia presencial.