Psicologia Junguiana

A Psicologia Analítica é uma abordagem psicológica construída a partir das contribuições teóricas e práticas do psiquiatra suiço Carl Gustav Jung (1875 - 1961), e que continua a ser atualizada pelos estudiosos e psicólogos pós-Junguianos. É uma obra profunda e aberta, em constante desenvolvimento e compreensão, com crescente investigação e inovação terapêutica.

A análise trabalha em torno das experiências simbólicas que constituem a vida humana, e apresenta como base a teoria dos arquétipos e dos complexos e a existência de uma psique profunda, formada pelo inconsciente pessoal e coletivo.

A análise junguiana é considerada progressiva uma vez que trabalha a presença no aqui agora para favorecer o movimento da energia da psique em direção ao futuro, na realização do Si-Mesmo (Self). Aqui, o passado é acolhido, compreendido e ressignificado a partir dos diferentes pontos de vista.

Neste processo criativo, a metodologia utilizada é a amplificação dos símbolos, das imagens presentes nos conteúdos psicológicos que se manifestam através da história do que foi vivido, dos sonhos, das imaginações ativas, dos desenhos,... É um método construtivo, pois o analista e o analisando trabalham dialeticamente em torno das questões apresentadas pelo cliente, compartilhando não apenas palavras, mas imagens e emoções. O analisando é ativo no seu processo. Trabalhamos juntos, exploramos juntos, suportamos juntos, para superar o sofrimento.

O objetivo da análise junguiana é a busca pela individuação, ou seja,  a ampliação da consciência de si, do outro e do mundo em direção à totalidade, à integração diante das experiências psicológicas, interpessoais e culturais.  

O papel do analista é ajudar a facilitar o processo de individuação e acompanhar o analisando em sua jornada pessoal, acompanhando-o no encontro das próprias sombras, trazendo luz , fazendo consciência ao contribuir com os movimentos cíclicos de desintegração-integração dos conteúdos psíquicos. Esses movimentos da psique, onde o Eu (ego) está à serviço do Eu-profundo (Self) em direção a integralidade, totalidade, é o que chamamos de promoção da saúde mental, emocional e espiritual do ser integral.